• (31) 3441-2636
  • fundap@fundapbh.org.br
  • Rua Palermo, 1595 - Pampulha - Belo Horizonte

Breve Histórico

A Instituição foi constituída em 1966 para auxiliar e amparar pessoas doentes e carentes, razão pela qual sempre atuou nas áreas de vulnerabilidade social principalmente naquelas em que eram insuficientes os recursos estatais aplicados. Assim, sob a denominação de IMAP-Instituto Mineiro de Assistência a Portadores de Doenças Graves, atuou como creche quando essas eram escassas, deu abrigo a soro positivos quando o medo de contágio levava as famílias a abandonarem seus parentes; foi casa de passagem para pessoas doentes de todo o Estado quando os municípios ainda dependiam do serviço de saúde de Belo Horizonte; foi Casa Lar quando a população em situação de rua era constituída, na maior parte, de pessoas pobres e socialmente excluídas.

No ano de 2000, a instituição tornou-se uma fundação com o nome de FUNDAP- Fundação de Amparo à Doença e à Pobreza, não modificando a sua missão.

Em 2012, a FUNDAP percebendo a mudança no perfil da população em situação de rua, que passou a ser constituída majoritariamente por dependentes químicos, principalmente de álcool e de crack, firmou uma parceria com a Fraternidade Cristã Espírita Luiz Sérgio que já vinha trabalhando pela recuperação de dependentes de drogas e álcool desde 1993. A parceria resultou na implantação do Projeto Afeto, que viabiliza a recuperação, a reinserção e a reinclusão social dos usuários de drogas e álcool acolhidos na entidade através do Programa Renascer, elaborado pela Fraternidade especificamente para este fim.

Hoje a Instituição tem outros Projetos sempre no intuito de cumprir a sua missão.

Contribua com nossos projetos!